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segunda-feira, 5 de setembro de 2016

Síntese da apostila "Informática aplicada à educação"

Leitura das págs. 9 à 19  

Principais conceitos



  •  “O termo Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) é uma alusão ao fato de as tecnologias de comunicação terem se aliado ao desenvolvimento da informática, ou seja, refere-se à “junção das funcionalidades das áreas de Informática e Telecomunicações” (MEDEIROS & SAUVÉ,2003, p. 4).
  • O conhecimento comporta algum tipo de informação, o conhecimento pode ser construído por meio da interpretação e da reelaboração da informação, mas o conhecimento não se reduz à informação.
  • A informação se converte em conhecimento quando ligada a outras informações,num processo de entendimento e avaliação a partir de determinado contexto.
  • O conceito de inclusão digital e o seu contrário, a exclusão digital, apontam para o fato de que a desigualdade econômica e os processos de exclusão social ganham nova configuração numa sociedade que é dependente da tecnologia, da informação e do conhecimento.O termo exclusão digital, referente à falta de acesso às vantagens e aos benefícios trazidos pelas novas tecnologias, se dá por motivos sociais, econômicos, políticos ou culturais.
  • Técnica e tecnologia estão presentes no processo ensino aprendizagem há muito tempo. Isso pode ficar mais evidente se considerarmos que a técnica e a tecnologia, correspondem a intervenções do ser humano em seu mundo ou realidade, por meio de conhecimentos específicos.
  • As chamadas novas tecnologias apontam para novas formas de comunicação, novas mídias, novas linguagens. São os chamados recursos multimídia ou a comunicação digital. E se parte da educação tem a ver com a comunicação e com o trabalho de conteúdos em diversos formatos, então, a inovação tecnológica traz grande impacto à prática pedagógica. A comunicação digital faz parte de um contexto histórico de transformações dos meios e modos de se comunicar.
  • A oralidade e a escrita (linguagem verbal) são meios utilizados nas interações humanas, ao lado de diversas linguagens não verbais.A linguagem pode ser entendida como forma de expressão, veículo ou meio de comunicação e como experiência de interação.
  • É possível sintetizar a história da humanidade, na perspectiva da relação com o conhecimento, em três fases principais: “a da oralidade, a das sociedades da escrita, e o momento contemporâneo: a cibercultura” (RAMAL, 2003) : 
  • Na Oralidade sobressaem as culturas orais. Na tradição oral, a narrativa era a forma básica para transmitir conhecimento. Os relatos ou as narrativas orais contribuíam para a construção da identidade das comunidades, da visão de mundo e das formas de se relacionar com o saber. Faziam parte dessa tradição oral os mitos e as lendas, que continham um modo imaginativo e fantástico de compreender a realidade e os seus fenômenos, além de evidenciar uma concepção cíclica do tempo e contribuir para a preservação do saber subjetivo, da memória e dos valores das culturas antigas.

   Nas sociedades da escrita, manifestam-se novas formas de comunicação por meio da invenção da própria escrita e do alfabeto, atendendo às demandas de sociedades mais complexas e a necessidades específicas, como as de registrar e de armazenar dados e informações relacionados com a agricultura, o comércio, as decisões judiciais etc.
  Nas sociedades da escrita, a relação com o conhecimento é caracterizada pela linearidade, pela fragmentação e pela diversidade dos saberes, que muitas vezes são organizados em disciplinas ou visões parciais da realidade. Apesar de a cultura da escrita superar muitos aspectos e dimensões da cultura da oralidade, não se deve, apressadamente, concluir que a escrita tenha eliminado a oralidade.

    A cultura digital ou a cibercultura corresponde à terceira fase da história da relação com o conhecimento. Sem eliminar a oralidade ou a escrita, a fase da cibercultura aponta para um tratamento digital da linguagem verbal e das linguagens não verbais,evidenciando uma mudança na concepção de tempo, de espaço e de texto (RAMAL, 2003).
Na cibercultura, as pessoas estão conectadas, os conteúdos estão on-line e disponíveis todo o tempo e em todo lugar. A fase da cibercultura é o coroamento do desenvolvimento de várias formas de comunicação na história da humanidade.  
  • O hipertexto é  um conjunto de textos não lineares, passíveis de ser modificados e interligados por nós e links. Com o hipertexto, percebemos que o conhecimento ou os conteúdos não estão mais localizados no texto de um livro ou no conjunto de textos de uma biblioteca escolar. Com as mídias digitais, o hipertexto possibilita que o conhecimento e os conteúdos estejam em vários lugares e, até mesmo, cheguem a nós.
  • A apropriação da tecnologia por parte da escola, dos educadores e dos educandos implica um processo crítico e criativo no qual a inovação tecnológica é reelaborada à luz dos fins ou objetivos educacionais. Nesse sentido, as tecnologias devem servir à educação, à escola, ao processo ensino-aprendizagem.

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